Equipe do CgT

O CgT Sandra Salomão preza pela qualidade de ensino de seus alunos e para isso conta com uma equipe integrada e coordenada.
Além disso, contamos também com uma ampla rede de relações com os principais centros de Gestalt Terapia do mundo, o que nos permite oferecer aos nossos alunos uma experiência ímpar em suas formações pelo contato duas vezes ao ano com alguns dos principais expoentes da Gestalt Terapia mundial da atualidade através de jornadas e workshops.

Responsável Técnica e Coordenadora do CgT

Sandra Salomão - CRP 05/6012

Psicóloga pela UFRJ, Mestre em Psicologia Social pela UGF, Gestalt - Terapeuta pelo Training Center of San Diego - EUA, Professora e supervisora de estágio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professora do Instituto de Firenze - Itália, Professora convidada do Curso Superior I de formação de terapeutas em Gestalt – Portugal (terapia de família), Professora convidada do Curso de Gestalt do Instituto de Genoble, França (Terapia de família), Professora convidada pela Santa Casa de Misericórdia, Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pelo Núcleo de Pesquisas- RJ, Terapeuta de Família e Casal com especialização em Terapia de Casal e Sistemas Íntimos com Joseph Zinker, Diretora técnica do Centro de Gestalt-Terapia Sandra Salomão, Coordenadora de Cursos de Formação em Gestalt-Terapia desde 1987, Fundadora do Curso de especialização em Família - Modelo Sistêmico-gestáltico de Intervenção Relacional em parceria com Ana Cristina Felisberto, Supervisora do Serviço de Atendimento Psicológico, coordenadora de Workshops e cursos livres desde 1983.

Como uma das pioneiras na Gestalt-Terapia no Brasil, organizei e participei dos principais congressos de Gestalt-Terapia brasileiros, Continuo minha participação em congressos e cursos nacionais e internacionais com apresentação da minha prática clínica e reflexões conceituais, através de workshops vivenciais, mini-cursos e mesas redondas.

As publicações mais recentes se referem ao trabalho da gestalt-terapia com famílias. No momento escrevo um livro sobre o modelo sistêmico gestaltico criado com Ana Cristina Felisberto e outro sobre as técnicas que criei para trabalhos em grupo, com famílias e para atendimentos individuais. Atualmente divido meu tempo entre a prática clínica, atendendo indivíduos, casais, famílias e grupos e a atividade de ensino e formação qualificada de psicoterapeutas em Gestalt-Terapia e implanto um sistema de formação em equipe diferenciado. Ensino e supervisiono alunos de psicologia em graduação de psicologia e cursos de pós-graduação.

Sou diretora técnica do CgT Sandra Salomão, que é uma entidade de capacitação profissional continuada e prestação de serviços de psicologia.

Livros e textos publicados ( ver no currículo Lates)

Procuro vincular os programas de treinamento e aperfeiçoamento de Gestalt-terapia com uma atuação social e de acordo com uma mentalidade de educação continuada na área de saúde e educação. Considero a psicologia uma profissão fundamental para o crescimento do ser humano e a gestalt-terapia uma proposta que proporciona consistência, profundidade e vida com alegria.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9738786891754077

Top of page


Professores e Supervisores do CgT

Ana Cristina Felisberto - CRP - 05/13407

Psicóloga clínica, especialista em Terapia Familiar (UFRJ), Mestre em Psicologia (UFRJ). Supervisora de terapia familiar do SPA das Faculdades Integradas Maria Thereza (1990- 1999), professora da graduação em psicologia da FAMATH de 1990 até 1999, professora da pós-graduação em terapia familiar da UCAM (1997-2003), professora da Residência em Saúde Mental do I. M. P. Pinel (desde 2007), supervisora de estágio profissional da Smsdc-RJ (2000-2007), articuladora de Área Programática da Coordenação de Saúde Mental Smsdc-RJ(2007-2010), coordenadora do ambulatório do IMPP (2004- 2007, instrutora do curso de capacitação de saúde mental na atenção primária da Smsdc-RJ ( desde 2009), coordenadora da Formação em Terapia Familiar do Centro de Gestalt Terapia Sandra Salomão (desde 2001), assessora de formação da coordenação de saúde mental da Smsdc-Rj, membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar, co-criadora do modelo sistêmico-gestáltico de intervenção familiar.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9715694493690916

Top of page


Aruza Ribeiro Carelli - CRP - 05/29412

Psicóloga graduada pela PUC-Rio, gestalt-terapeuta formada pelo Centro de Gestalt-terapia Sandra Salomão (CGT), especialista em Sexualidade Humana pelo Uni-IBMR e está cursando a Especialização em Terapia de Família – Modelo Gestáltico-sistêmico de Intervenção Relacional. Terapeuta da equipe ESPE do CGT. É psicoterapeuta individual, de casais, famílias e grupos, supervisora clínica e sexóloga. Atua em consultório particular e é psicóloga do CGT Sandra Salomão, exercendo os cargos de Coordenadora do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico), Coordenadora do ESPE (Equipe de Serviço Psicológico Especializado), Coordenadora administrativa dos supervisores, Supervisora Clínica e Psicoterapeuta da equipe ESPE. Tem desenvolvido pesquisas sobre a influência das redes sociais virtuais nos relacionamentos. Tem apresentado trabalhos nas jornadas e nas Terças Gestálticas do CGT Sandra Salomão e participado de workshops com renomados gestalt-terapeutas internacionais. É autora de artigos publicados.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8425518527659751

Top of page


Bernardo Mendes Pimentel - CRP - 05/21850


Gestalt-terapeuta, psicólogo clínico, organizacional e terapeuta de grupos. Terapeuta da equipe ESPE do CGT. Supervisor em Gestalt-terapia, formado pelo CGT - Centro de Gestalt-Terapia Sandra Salomão, e em Arte-terapia. Trabalha com o processo do Renascimento. Atende adultos, adolescentes e crianças. É coordenador do curso de Técnica de Trabalhos com Grupos. Participou de workshops com Anna Ravenna, Paolo Quattrini, Richard Hycner e Erving Polster. Coordenou workshops e ministrou palestras nas IV, V, VI, VII, VIII, IX, X e XI Jornadas de Psicologia do CGT Sandra Salomão.

Top of page


Claudia Puntel - CRP - 05/31312

Psicóloga, Gestalt Terapeuta formada pelo CgT Sandra Salomão, Gestalt Conselling pelo Instituto gestalt Trieste (scuola quadriennale di specializzazione in psicoterapia della gestalt 2007 – Itália. Terapeuta de família e intervenções relacionais em formação. Acupunturista em formação pelo centro de acupuntura, shiatsu e terapia alternativa- CASTA. Terapeuta da equipe ESPE do CGT.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2160621974476384

Top of page


Isabella Signorelli - CRP - 05/21200

Psicóloga graduada pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Possui formação em Gestalt-Terapia pelo CgT Sandra Salomão, Psicodrama Pedagógico e Organizacional, Reaprendizagem Emocional através da Arte-terapia e em Terapias Psicocorporais para o Desenvolvimento Humano - Sistema Rio Aberto. Especialização em Gestalt-terapia com Crianças e Adolescentes. Cursos de extensão em Terapia Familiar Sistêmica e em Dinâmica e Processos de Grupo. Sócia efetiva do Meditando e Criando Espaço Arte & Desenvolvimento. Trabalha com atendimento clínico individual, de casal e família e com grupos de Arte-terapia. Trabalhou no Projeto Convivendo, atendimento a crianças, adolescentes e seus familiares portadores de HIV no Hospital Gafrée e Guinle. Supervisora de atendimento clínico em Gestalt-Terapia. Facilitadora de grupos e consultora em empresas. Coautora do livro: “Criatividade e Modelos Mentais” ed. Quality Mark. Terapeuta da equipe ESPE do CGT.

Top of page


Leonor Becker - CRP - 05/34245

Psicóloga Clínica graduada pela UNESA-RJ, Gestalt-Terapeuta formada pelo CGT – Centro de Gestalt-Terapia Sandra Salomão. Coordenadora da organização de cursos no CgT Sandra Salomão, Coordenadora das palestras das terças gestálticas no CgT Sandra Salomão, Tutora do curso de formação do CgT Sandra Salomão. Terapeuta da equipe ESPE do CGT.

Top of page


Fernanda Ferreira

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica RJ, 2005. Curso de Técnicas Teatrais Dirigido a Psicólogos - CGT Sandra Salomão, setembro/ 2005. Formação Clinica em Gestalt Terapia – CGT Sandra Salomão, agosto/2006 a agosto/2009. Curso de Supervisor Clínico – CGT Sandra Salomão – agosto e setembro/2010. Realiza atendimento com adolescentes, adultos, idosos (home care) e casal. Terapeuta da equipe ESPE do CGT.

Top of page


Ana Paula Huber
Nathália Villela - CRP - 05/30508

Gestalt terapeuta pelo Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento em Gestalt Terapia Sandra Salomão, terapeuta Sistêmica pelo IPUB- UFRJ, supervisora clínica em Gestalt terapia e palestrante em congressos nacionais e internacionais de Gestalt e terapia de família. Terapeuta da equipe ESPE do CGT.

Top of page


Valéria Pinheiro
Jacqueline Victoriense - CRP: 05/ 40988

Psicóloga graduada pela PUC-Rio. Gestalt-terapeuta formada pelo CGT – Sandra Salomão. Terapeuta reichiana em formação pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana. Psicoterapeuta individual de adultos e crianças. Pesquisadora na área de Casal e Família com equipe da PUC-Rio, financiada pela FAPERJ. Participa da produção de artigos e capítulos de livros publicados sobre parentalidade e conjugalidade contemporâneas. Participou de workshops com terapeutas internacionais, como Anna Ravenna (Itália), Paolo Quattrini (Itália), Joseph Zinker (Estados Unidos) e Jean-Marie Delacroix (França). Terapeuta da equipe ESPE do CGT.

Gláucia Reichwald –

Terapeuta da equipe ESPE-CGT Sandra Salomão, psicóloga clínica atuando ha 21 anos com crianças, adolescentes e adultos.Desenvolve Programa de Orientação Profissional para adolescentes em escolas e em consultório próprio Desenvolve Programa de redefinição de carreira e plano de aposentadoria.(Programa Escolha Profissional Consciente/ Hora da Escolha).Consultora em Psicologia Educacional. Psicóloga Perita Examinadora em Trânsito atuando ha 10 anos como diretora técnica em clínica de trânsito e tráfego.
Gestalt-terapeuta formada pelo CGT em 1998, Fez aperfeiçoamento e treinamento em terapia grupal no H.U.Pedro Ernestro (UERJ) e capacitação em Altas Habilidades pela ACERTA.Especialista em Psicossomática (NUSEG /Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos –SP).
Participou de conferências com Erning Polster, Paolo Quattrini, Jean Mari Delacrois , Ana Ravena e Laila Lalin.

Glória Kayat -

Psicóloga formada pela Universidade Estácio de Sá em 2005.
Conselheira Familiar Sistêmica com formação na Núcleo Barra .
Gestalt Terapeuta formada pelo Instituto de Gestalt Terapia Sandra Salomão.
Terapeuta de Família e Casais formada pelo Instituto de Gestalt Terapia Sandra Salomão.
Conselheira e Coordenadora do programa de assistência às famílias da Casa Arte e Vida.
Psicóloga da equipe ESPE do CGT

Mariana
Lívia


Professores e Supervisores Convidados Nacionais

Abel Guedes - CRP 06/1484

Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica e Organizacional; sócio-fundador e diretor da AG & Consultores Associados Ltda; consultor organizacional. Introduziu a Gestalt Terapia no Brasil e no Uruguai. Desde 1975 atende em consultório particular jovens, adultos, casais e grupos. Professor, Supervisor e Formador de psicoterapeutas e treinadores de pessoas no Brasil, Uruguai e Espanha. Fundador de Centros de Estudos. Criador e Facilitador de “Grupos Abertos”; criador-diretor do Projeto “Consulta Avulsa”- atendimentos de emergência; voluntário em serviços para adictos carentes. Responsável pela coluna “Consejos para la autosuperación personal” da revista espanhola mensal Spiritu de Superación entre 2003 e 2008; publicou artigos nos livros SER TERAPEUTA e GESTALTÊS, ambos pela Editora Summus; autor de Acorde, pela Editora Perspectiva e articulista assíduo de jornais e revistas no Brasil e exterior.

Top of page

Marcos José Müller Granzotto - CRP - 12/06779



Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua nos programas de pós-graduação em Filosofia e em Literatura e ministra cursos sobre História da Filosofia, Estética, Ontologia, Fenomenologia e Filosofia da Psicologia. Professor convidado do Instituto Gestalten (Santa Catarina) e do Centro de Capacitação em Gestat-terapia do Pará. Atualmente ministra curso sobre a filosofia de Merleau-Ponty em Brasília a convite do CEGEST. Autor do livro Merleau-Ponty acerca da expressão (Porto Alegre: Edipucrs, fevereiro 2001, 344p.) e dos artigos Crítica de Schopenhaeur à Analítica dos Princípios de Kant (Revista de Filosofia, XIV, 15, Julho/Dezembro 2003, 27-42), Itinerário da problemática da expressão na filosofia merleau-pontyana: continuidades e descontinuidades (Revista Latinoamericana de Filosofia, XXVIII (1): Otoño 2002, 55-80); Privilégio e astúcia da fala na consecução da reflexão crítica segundo Merleau-Ponty (Revista Portuguesa de Filosofia, 58: 2002, 119-139), Reflexão estética e intencionalidade operante (Manuscrito, XXIV, 2: outubro de 2001), , Restituição do mundo da percepção e arqueologia da reflexão crítica (Kriterion, XLII, (103): 29-57, janeiro 2001), Leitura merleau-pontyana da teoria fenomenológica da expressão (Veritas, 45, (2): 213-22, junho 2000), Transformação “reconstrutiva” da filosofia transcendental (in: VVAA. Finitude e Transcendência – Petrópolis: Vozes, 1994), A fundamentação da egoidade pura e o problema da intersubjetividade em Husserl (Sociais e Humanas, 6 (1), dezembro, 1991), O prejuízo da lógica hegeliana segundo Schelling (Estudos Leopoldenses, 27 (121), Jan/fev, 1991) dentre outros trabalhos . Também é co-autor dos artigos Gênese fenomenológica da noção de gestalt e Self e temporalidade, ambos publicados na Revista do X Encontro Goiano da abordagem gestáltica . 10, Goiânia, 2004: 69-82 e 82-98). Co-autor do livro Fenomenologia e Gestalt-terapia (SP: Summus, 2007).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2682745041094251

Top of page

Rosane Lorena Granzotto - CRP - 12/00039



Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a dissertação intitulada: Gênese e construção de uma filosofia da gestalt na Gestalt-terapia, especialista em ontologia (UFSC), psicóloga clínica (CRP 12/00039), gestalt terapeuta desde 1985, formada pelo Centro de Estudos de Gestalt de São Paulo e pelo Gestalt Trainning Center – San Diego por Erving e Mirian Polster com cursos de pós-formação com Michael Vincent Miller e J. Zinker. Co-fundadora do Núcleo de Estudos de Gestalt de Santa Catarina (1987) e da Configuração (1995), atualmente é diretora do Instituto Gestalten em Florianópolis – SC, onde desenvolve a clínica privada com adultos e casais e ministra cursos de Especialização em Gestalt-terapia, atividade esta exercida desde 1989, e outros cursos ligados à Gestalt-terapia e à fenomenologia. É professora-convidada do Centro de Capacitação em Gestalt-terapia (PA) e do Centro de Gestalt-terapia Sandra Salomão (RJ). Revisou e prefaciou a edição brasileira do livro Gestalt Terapia Integrada de Erving e Mirian Polster (SP: Summus, 2000). Autora dos artigos “Dialogando com a Gestalt-terapia” (Psicologia Brasil, ano 3, nº. 18, março 2005) e “Uma psicoterapia do entre” (Jornal do Conselho Regional de Psicologia SC – Ano IV, nº. 40). Co-autora dos artigos “Gênese fenomenológica da noção de gestalt” e “Self e temporalidade”, ambos publicados na Revista do X Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica. 10, Goiânia, 2004: 69-82 e 82-98). Co-autora do livro Fenomenologia e Gestalt-terapia (SP: Summus, 2007).

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5628664525319884

Top of page

Fernanda Alt
Nice Brandão - CRP - 05/1870

Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, Consultora Organizacional, Psicodramatista Docente - Supervisor / SOPRJ – FEBRAP e Especialista em Terapia de Casal e Família – Delphos/ RJ (Formanda).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4277763711661318

Top of page


Equipe Internacional e Coordenadores de Workshop

Anna Ravenna - Itália

Formada em Ciências Políticas, Universidade ‘La Sapienza’, Roma e em Psicologia pela Universidade ‘La Sapienza’, Roma. Curso de formação e atestado de Docente para as Atividades orientativas, AIOSP/”Ministero Pubblica Istruzione”. Sócia fundadora do Instituto Gestalt Firenze s.r.l. e responsável da Sede de Roma; Supervisora da equipe de pesquisa e intervenção clínica no ‘Gender Identity Disorder’, Az.Osp. S. Camillo-Forlanini, Roma; Membro do Conselho de administração da FORGE, (Fédération Internazionale des Organismes de Formation à la Gestalt), Paris; Diretora didática, Didata-Supervisor e Docente no Instituto Gestalt Firenze-IGF; Autora do projeto do ‘Serviço de Adeguamento entre Identidade Física e Identidade Psíquica’ SAIFIP no Hospital S. Camillo, Roma; Co-autora e Coordenadora do projeto de formação bienal em Psicologia oncológica, Instituto para a Pesquisa e a Cura do Cancer 5 Regina Elena, Roma; Co-autora do capítulo 'Fatores psicológicos e modalidade experienciais na cirurgia ambulatorial' in AA.VV., Manual de Cirurgia Ambulatorial, UTET 1993; Autora de inúmeros outros artigos e trabalhos.

Top of page

Paolo Quattrini – Itália

Psicólogo pela Universidade de Florença - Itália – 1978. Gestalt-terapeuta, Diretor do “Istituto Gestalt - Firenze” e “International School of Gestalt Training”. Vindo do continente antigo, traz de Florença a profundidade da sabedoria sobre a condição humana. Maneja com arte, criatividade, sensibilidade e humor a prática psicoterapêutica. Apoiado em sólido e abrangente saber teórico, consegue fazer como poucos a teoria tornar-se uma realidade concreta na relação terapêutica. Psicoterapeuta de adultos e grupos.

Top of page

Jean-Marie Delacroix - França

Psicólogo clínico, psicoterapeuta, especialista de referência em trabalhos com grupos. Pioneiro da Gestalt-terapia na França, no final dos anos 70, ele é também formador e professor. Criou o Instituto Gestalt de Grenoble em 1981. Foi um dos co-fundadores do Instituto Francês em Gestalt-terapia em 1986 que dirigiu até 1982. É atualmente diretor pedagógico do instituto GREFOR Gestalt-pesquisa-formação.

Publicação: Encuentro con la Psicoterapia (2008)

Top of page



Outros Profissionais Ilustres que já estiveram no CgT

Erving Polster – Estados Unidos

Ph.D. Case Western Reserve University (1950) – USA. É diretor do Gestalt Training Center - San Diego, EUA, e professor do departamento de psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia - San Diego. Em San Diego Erving e Miriam Polster fundaram o Gestalt Training Center-San Diego onde por 25 anos o casal ensinou a gestalt-terapia. Até hoje muitas pessoas vão de vários lugares do mundo até San Diego para trabalhar com ele em seus programas de treinamentos.

Publicações: (em parceria com Miriam Polster)

Gestalt-Terapia Integrada

Every Person's Life is Worth a Novel

A Population of Selves

From the Radical Center: The Heart of Gestalt Therapy

Top of page


Richard Hycner – Estados Unidos

Psicólogo, Terapeuta de casal e família. Terapeuta clínico com mais de trinta anos de experiência, participa de workshops e treinamentos na Inglaterra, Escócia, Noruega, Brasil, Canadá e Estados Unidos.

Publicações:

Autor: De Pessoa a Pessoa (1995)

Co-Autor: The Healing Relationship in Gestalt Therapy

Co-Editor: Relational Approaches in Gestalt Therapy

Atualmente está escrevendo um livro intitulado: A arte de ser em um relacionamento íntimo, para ajudar os casais a identificar suas interações problemáticas, e ajudá-los ainda mais, e manter um relacionamento de longo prazo saudáveis emocionalmente íntimo e gratificante.

Pagina Pessoal: http://www.sdcouplescounseling.com/Home.html

Top of page


Joel latner – Estados Unidos

Ph.D. California School of Professional Psychology (Clinical Psychology). San Francisco, California: 1972. Apresenta workshops em vários lugares do mundo tendo estado, inclusive, no Rio de Janeiro em 2004 participando da VIII Jornada de Psicologia do CGT com o tema “A Vida e a Gestalt-terapia em Processo”. Terapeuta de adultos, adolescentes, casal e família.

Publicação:

The Gestalt Therapy Book

Pagina Pessoal: www.latner.net

Top of page

Lynne Jacobs – Estados Unidos
Lynne Jacobs, Ph.D., foi durante muito tempo interessada na dimensão relacional da psicoterapia, e na integração das teorias humanistas contemporânea com as teorias psicanalíticas. Ao mesmo tempo uma Gestalt-terapeuta e psicanalista, ela é co-fundador do IGP. Ela também é uma analista de treinamento e supervisão do Instituto de Psicanálise Contemporânea (ICP), em Los Angeles. Ela leciona na ICP, e ensina gestalt terapeutas localmente, nacionalmente e internacionalmente. Ela Publicou numerosos artigos em ambos os reinos. Ela tem um consultório particular no oeste de Los Angeles.

Publicação: Relational Approaches in Gestalt Therapy (em co-autoria com Rich Hycner)

Pagina Pessoal: http://www.gestalttherapy.org/faculty-lynne.asp

Top of page


Claudio Naranjo – Estados Unidos

Nasceu em Valparaíso, Chile, em 24 de novembro de 1932. Estudou Música e Filosofia, formou-se em Medicina em 1959. Fortemente influenciado pelo poeta e escultor chileno Totila Albert, o poeta David Rosenman e o político e filósofo Bogumil Jasiowski, em setembro de 1971, formou o grupo de Berkley, que foi a origem de uma organização sem fins lucrativos Instituto SAT - programa de desenvolvimento pessoal e profissional para psicoterapeutas. Investido recentemente na Itália, Doctor Honoris Causa pela Universidade de Udine. É presidente honorário de vários Institutos Gestalt, membro do Instituto de Investigação Cultural de Londres e da Associação Clube de Roma nos EUA. Considerado um dos pioneiros da Psicologia Transpessoal e unificador dos conhecimentos provenientes da sabedoria tradicional e do conhecimento científico acerca do ser humano.

Publicações:

A criança divina e o herói (2001)

Os nove tipos de personalidade

Mudar a educação para mudar o mundo (2005)

O eneagrama da sociedade – Males do mundo, males da alma (2004)

Entre meditação e psicoterapia

The way of silence and the talking cure

The end of patriarchy

Consciousness and creativity

How to be

Gestalt therapy

Transformation through insight e Enneatypes and psychotherapy

Pagina Pessoal: http://www.claudionaranjo.net/

Top of page


Alejandro Spangenberg - VenezuelaPsicólogo Gestalt terapeuta - Especialista Clínico Graduação em Psicologia pela Universidad de la República de Montevideo, Uruguai (1981) – Pós-graduação em Terapia Gestáltica pelo Gestalt Institute de Cleveland, Estados Unidos (1985) – Especialização pelo mesmo Instituto, em Processo e Terapia Grupal (1989) – Docente de Terapia Gestáltica na Faculdade de Psicologia da Universidad de la República, no Instituto Superior de Psicologia e nos cursos de pós-graduação no Centro Gestáltico de Montevideo, do qual é co-fundador - Assessor Didático do Instituto de Psicologia Fronteiras Gestálticas – Joinville/SC.

Publicações:

Gestalt-Terapia e a Inversão da Queda

Mitos y Transcendencia

Top of page


Joseph Zinker – Estados Unidos

Ph.D. é um dos fundadores do Gestalt Institute of Cleveland onde oferece uma cadeira de pós-graduação. Ele ensina um modelo gestático de atendimento para terapia de casal e família em workshops e programas de treinamento através do mundo.

Publicações:

A Busca da Elegância em Psicoterapia (2001)

Processo Criativo em Gestalt-Terapia (2007)

Top of page